Fies

Saiba como utilizar o FIES na Unopar

Conheça o FIES e saiba como utilizar na Unopar para financiar o seu curso!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Ministério de Educação (MEC) que oferece cursos financiados aos estudantes em instituições privadas de ensino. Esse financiamento, pode cobrir 50% ou 100% do curso escolhido.

A Unopar participa do FIES e concede financiamentos estudantis que podem corresponder até 100% do valor da mensalidade. Explicamos a seguir como funciona o processo seletivo e outras informações importantes.

 

Como funciona o FIES

Em palavras simples, o FIES funciona assim: durante todo o período do curso, o banco (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) efetuam o pagamento das mensalidades à Unopar. O estudante, por sua vez, precisa acertar esse “empréstimo” com o banco depois que termina a faculdade.

Ou seja, as parcelas financiadas começam a ser cobradas somente após a formatura, são diluídas a longo prazo e têm juros menores do que um empréstimo regular. A principal vantagem do FIES é justamente essa: as taxas de juros estão dentre as menores do mercado.

Modalidades

O FIES possui três modalidades, a depender das condições socioeconômicas do candidato:

  • FIES 1: com zero taxa de juros, é destinado a estudantes de todo o Brasil que tenham renda familiar per capita de até 3 salários mínimos;
  • FIES 2: com taxa de juros de 3%, é destinado a estudantes do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste que tenham renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos;
  • P-FIES: com taxa de juros de 6,5%, é destinado a estudantes de todo o Brasil com renda familiar per capita de 3 a 5 salários mínimos.

 

Como utilizar o FIES na Unopar

Para realizar a sua inscrição no FIES na Unopar, há duas possibilidades:

  • você pode já ser aluno da Unopar e solicitar o FIES;
  • como candidato a algum curso que será iniciado.

Inscrições

Para se inscrever no FIES, é necessário atender alguns requisitos:

  • ter participado do Enem a partir de 2010;
  • obter média das notas nas provas igual ou superior a 450;
  • nota superior a 0 na redação;
  • estar dentro das faixas de renda pré-determinadas por cada modalidade.

Se você atende a todos os pré-requisitos, o primeiro passo para se inscrever é acessar o site oficial do FIES. Após a etapa inicial, faça o login e complete as informações de maneira correta.

! Caso ainda não esteja matriculado na Unopar, mas queira garantir o seu financiamento, somente a pontuação da última prova do Enem pode ser utilizada no processo. Exemplo simples: se procurar o FIES para um curso que será iniciado no ano de 2021, a nota precisa ser a do Enem 2020 e assim por diante.

Se você já é nosso aluno e percebeu que não tem condições financeiras de arcar com o resto das mensalidades, a nota do Enem não tem validade! Contando que ela seja de 2010 ou de edições posteriores, é possível usá-la para concorrer ao processo seletivo do FIES.

Notas de corte

A classificação do FIES tem ligação direta com a nota do Enem, isso porque ela é determinada pela pontuação no exame em sentido decrescente. A aprovação ocorre conforme o número de vagas disponível nos grupos de preferência escolhidos. Ou seja, tudo depende do seu desempenho no Exame em relação aos demais inscritos.

Resultados

Os resultados do FIES são divulgados no site oficial de acordo com o calendário. Lembre-se que ser pré-selecionado não garante o financiamento na Unopar: é preciso realizar a complementação das inscrições dentro do prazo. Por isso, é importante acompanhar com regularidade o cronograma no site oficial do FIES.

Contratação do financiamento

Após complementar a inscrição, o candidato pode, enfim, prosseguir com a contratação do financiamento estudantil na Unopar. No FIES, essa tarefa se divide em duas etapas:

  1. o estudante precisa comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da Unopar para validar as informações prestadas no ato da inscrição no FIES — em até 5 dias contados a partir da complementação;
  2. em até 10 dias contados a partir da validação junto à CPSA, é preciso que o estudante vá até o banco responsável pelo financiamento (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para apresentar os documentos comprobatórios das informações e assinar o contrato do FIES.

É importante lembrar que o contrato do FIES é semestral. Por isso, ao fim de cada período do curso, o estudante precisa checar quais são as datas para o aditamento e renovação —  que é a rematrícula obrigatória para continuar usufruindo do financiamento na graduação.

Lista de Espera

Quem não é contemplado com uma vaga do FIES, entra automaticamente na lista de espera.

Nem todos os pré-selecionados ficam com a vaga, seja por conta de inconsistências nas informações prestadas ou mesmo por desistência. Assim, o sistema faz novos ranqueamentos até a distribuição das vagas previstas no edital.

O critério de classificação continua sendo a nota do Enem: o próximo da lista é chamado e deve realizar a complementação da inscrição em até 3 dias úteis; caso não faça, a lista continua rodando até que as vagas sejam preenchidas.

 

Outras opções de crédito estudantil na Unopar

Caso você não atenda aos requisitos para inscrição no FIES ou não seja contemplado, há outras oportunidades de fazer a sua graduação na Unopar. Confira a nossa página de bolsas, descontos e créditos estudantis.

Parcelamento Estudantil Privado (PEP)

Uma das opções é o Parcelamento Estudantil Privado, o qual você pode parcelar até 70%* do seu curso com juros zero. O PEP tem condições parecidas com o FIES, como o acerto das parcelas somente após a conclusão do curso. Porém, com a vantagem de ser desvinculado do Enem: basta você se matricular na Unopar para poder usufruir do PEP, com crédito estudantil pré-aprovado.

Agora que você conheceu melhor o FIES, esperamos que tudo tenha ficado mais claro. Inscreva-se no vestibular e comece já o seu curso na Unopar!

 

*Leia o regulamento e obtenha mais informações sobre o PEP e suas condições de elegibilidade.