Ingresse na Uniderp pelo Prouni

Entenda como funciona o Prouni e saiba como ingressar na Uniderp pelo programa!

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. O objetivo é o auxílio justo à graduação para estudantes de baixa renda. 

A Uniderp faz parte do Prouni e concede bolsas que podem chegar até 100% do valor da mensalidade. Explicamos a seguir como funciona o processo seletivo e outras informações importantes sobre o ingresso através do programa federal.

 

O Prouni

Com duas edições ao ano, no primeiro e no segundo semestre, o Prouni funciona de acordo com os períodos letivos das instituições de ensino superior. A sua inscrição é gratuita e online, no site oficial do programa. 

Pré-requisitos

Para conseguir uma bolsa, o estudante precisa atender aos pré-requisitos do Prouni:

  • ser brasileiro;
  • ter participado da edição atual do Enem;
  • não ter diploma de graduação;
  • ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública, ou como bolsista integral em escolas da rede privada;
  • ter obtido ao menos 450 pontos de média no Enem;
  • não ter zerado a redação no Exame.

Segunda Licenciatura

Como incentivo à formação continuada, professores brasileiros de rede pública têm condições especiais no Prouni para uma segunda graduação. Profissionais que lecionam na rede pública de ensino e estão em efetivo exercício podem se candidatar às bolsas, mesmo que não se enquadrem nos requisitos de renda.
 

Como ingressar na Uniderp pelo Prouni

A seguir, mostramos as informações necessárias para você conseguir uma bolsa do Prouni na Uniderp. 

Inscreva-se

Se você atende aos pré-requisitos acima, basta se inscrever no site oficial do Prouni no período divulgado, preencher os dados cadastrais e escolher duas opções de cursos de interesse.

Você deve selecionar o curso, a unidade Uniderp de interesse, turno e tipo de bolsa (50% ou 100%).

Tipos de bolsas

A Uniderp disponibiliza o acesso a bolsas parciais (50%) e integrais (100%).

Comprovação de renda

Para conseguir uma bolsa de estudo integral na Uniderp pelo Prouni, o estudante precisa comprovar renda per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, deve-se ter renda per capita de até 3 salários mínimos.

A renda per capita solicitada pelo Prouni é a mensal familiar, que corresponde à soma total da renda bruta no mês de todos aqueles que compõem a família do candidato, dividida pelo número de seus integrantes.

Vagas e Notas de corte

O número de vagas disponibilizadas são definidas por cada unidade da Uniderp e atualizadas no site do Prouni no período de inscrições. A nota de corte é a menor pontuação que permite o candidato conseguir uma vaga na opção escolhida.

Exemplo: imagine que o curso de Odontologia na Uniderp tem 6 vagas no Prouni. Então, os 6 candidatos com a melhor desempenho no Enem vão ser classificados. A nota do 6º candidato classificado é a nota de corte para essa opção de curso. Se a sua pontuação for menor que essa, você será desclassificado ou, então, precisará sinalizar que quer participar da lista de espera.

Dica da Uniderp: no período de inscrições, é importante acompanhar todos os dias o desempenho parcial da nota de corte para as suas duas opções escolhidas. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são as suas chances de conseguir a vaga pretendida e mudar de opção, caso seja preciso, para aumentar as suas possibilidades de ingresso.

As notas de corte para os cursos da Uniderp variam de acordo com os cursos, unidades e modalidades.

Resultado

Os resultados são divulgados em duas chamadas consecutivas definidas no cronograma do Prouni. Após a publicação das chamadas, o candidato convocado tem alguns dias para comparecer à unidade e levar toda a documentação exigida. 

Somente após a comprovação das informações fornecidas no ato da inscrição é que a bolsa passa a vigorar na matrícula do estudante.

Lista de espera

Após a divulgação das duas chamadas, os candidatos que não foram contemplados podem registrar seu interesse na lista de espera do Prouni, que pode ser pelo curso da primeira ou segunda opção na Uniderp.

A lista se mantêm à disposição, para preenchimento das vagas que ficarem em aberto.

É importante que o candidato acompanhe o andamento através do site oficial do Prouni, em seu painel de candidato, para registrar interesse em se manter na lista de espera. Caso vagas sejam disponibilizadas, o polo/unidade entrará em contato com o estudante para que seja feita a matrícula, através de telefone e/ou e-mail.
 

Bolsas de estudo na Uniderp

A Uniderp também possui outras opções de bolsas de estudos e descontos para os estudantes que querem ingressar no Ensino Superior. Então, caso você não atenda aos critérios exigidos pelo Prouni, conheça as demais iniciativas disponíveis.

Bolsa Enem

Se o seu interesse é uma bolsa 100% na Uniderp, saiba que essa é uma das iniciativas institucionais que pode chegar à bolsa integral!

A Bolsa Enem é válida durante todo o curso regular para todos os candidatos que apresentarem nota do Enem legítima. Quanto maior a nota obtida, maior o percentual de desconto. Para concorrer, basta se inscrever no vestibular da Uniderp e optar por utilizar a sua nota do Enem.

Descontos na Uniderp de acordo com a nota obtida no Enem:

  • Até 600 pontos: 10% 
  • De 601 a 750 pontos: 20% 
  • De 751 a 900 pontos: 80% 
  • Acima de 901: 100% 

Bolsa Incentivo

A Bolsa Incentivo é uma opção destinada às pessoas que estão com dificuldades financeiras para iniciar um curso superior. Novos estudantes (calouros) no ato da inscrição no vestibular, podem solicitar essa opção. É importante conferir os pré-requisitos e critérios da bolsa.

Plano Família

Família que estuda junto ganha desconto. O desconto chega até 20% por pessoa.

Desconto para funcionários públicos e militares

Servidores públicos federais, estaduais e municipais, assim como cônjuge e/ou filho até 24 anos de idade são elegíveis para a bolsa convênio da Uniderp. O desconto da bolsa de servidores públicos e militares é de até 30% sobre os valores das mensalidades do curso escolhido.

Desconto Pontualidade

O desconto pontualidade é dado a todos os alunos matriculados na modalidade EAD, nos cursos participantes da oferta que pagam suas mensalidades até o quinto dia útil do mês de vencimento do boleto.

Desconto na pré-matrícula

O candidato que optar pela pré-matrícula na inscrição para a prova, além de ganhar a isenção da taxa de inscrição, também já pode garantir a vaga na turma e curso escolhido.

Todas essas outras opções de bolsas e descontos ofertadas pela Uniderp estão disponíveis!* Basta se inscrever no vestibular e atender aos critérios exigidos no momento da matrícula.

Caso ainda esteja com alguma dúvida a respeito do Prouni, no site oficial é disponibilizado um FAQ, com os principais questionamentos dos estudantes.

 

*Para mais informações sobre os programas, entre em contato com a unidade e/ou acesse aos regulamentos na íntegra, na página de resultados e regulamentos.