06/02/2018

Mundo da Educação

Postado por Equipe de Marketing

0

Se você está se preparando para prestar o vestibular e tem planos de cursar alguma universidade pública, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC) pode facilitar bastante sua vida. Atualmente, o Sisu conta com a participação de mais de 250 instituições públicas de ensino superior espalhadas pelo país, que reservam mais de 200 mil vagas aos candidatos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastram no seu sistema. Ele facilita bastante se você quer tentar vaga em uma universidade pública longe de sua casa ou mesmo concorrer a vagas em duas instituições de ensino diferentes fazendo apenas um exame. Quer saber os detalhes de como funciona o Sisu e concorrer a essas vagas? Confira a seguir:

 

O que é Sisu?

Como se inscrever no Sisu?

Você não sabe como se inscrever no Sisu? Primeiramente, você deve ter feito o Enem no ano anterior ao da oferta de vagas e não ter zerado na redação do exame. Para o cadastro, é necessário apenas o número de inscrição e senha cadastrados no Enem. Gratuitas, as inscrições são abertas em duas oportunidades, no início do primeiro e do segundo semestres do ano, e podem ser feitas diretamente no site do Sisu. Mas fique atento, porque o sistema estipula notas de corte para cada curso com base no número de candidatos inscritos. Se sua nota for abaixo da média determinada para o curso que escolheu, ele irá rejeitar sua inscrição, mas poderá aceitar em outros cursos nos quais sua nota tiver superado a de corte. Lembrando que a nota de corte é apenas uma referência para a inscrição do candidato, não garantindo sua seleção para a respectiva vaga.

 

Como é a concorrência no Sisu?

Certo, agora você deve estar se perguntando “como funciona a concorrência no Sisu?”. Ao fazer a inscrição, você terá que escolher até duas opções de cursos, por ordem de preferência, entre as vagas oferecidas pelas instituições que participam do Sisu. Você também precisará definir se irá concorrer às vagas comuns ou àquelas reservadas a candidatos específicos. Isso porque as instituições de ensino federais, por lei, devem reservar parte de suas vagas para estudantes que cursaram ensino médio em escolas públicas, assim como para candidatos afrodescendentes ou indígenas.

Nesses casos, você somente disputará as vagas entre os outros candidatos cotistas. No caso das vagas gerais, você irá concorrer apenas com candidatos que tiverem optado pelo mesmo curso e instituição de ensino. Após a inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso com base na nota do Enem, até preencher o número de vagas oferecidas. Vale ressaltar que algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem conforme o curso.

 

Como é feita a matrícula do Sisu?

O Sisu realiza apenas uma chamada para matrícula e os candidatos selecionados têm um prazo para efetuá-la e confirmar a ocupação da vaga. Eles devem verificar com a instituição de ensino em que foram aprovados as informações sobre local, horário e procedimentos para a matrícula.

 

Como funciona a lista de espera do Sisu?

Os candidatos que forem selecionados em sua primeira opção de curso não terão oportunidade de participar da lista de espera, tendo se matriculado ou não. Já os selecionados em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, poderão manifestar interesse em participar da lista de espera no curso escolhido como primeira opção. Para isso, deverão acessar seu boletim na página do Sisu e declarar o interesse dentro do prazo estipulado. Além dos selecionados na segunda opção, também podem participar da lista de espera candidatos que não tiverem sido selecionados em nenhuma das suas duas opções. O candidato que declarar interesse em participar da lista de espera deverá fazer o acompanhamento das convocações junto à própria instituição de ensino.

Fique ligado no portal Vestibulares para saber quando serão abertas as próximas inscrições para o Sisu.

Seja o primeiro a comentar.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.