06/02/2018

Mundo da Educação

Postado por Equipe de Marketing

0

Muita gente não sabe, mas no Brasil, atualmente, existem quatro tipos diferentes de vestibular para quem quer ingressar no ensino superior. São eles: o vestibular tradicional, o vestibular seriado, o vestibular agendado e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Embora o conteúdo geralmente seja o mesmo, eles são aplicados de formas diferentes, que podem ser mais vantajosas dependendo do seu objetivo no vestibular. Confira!

 

Vestibular tradicional

O mais buscado dentre todos os tipos de vestibular é o processo seletivo mais utilizado por faculdades e universidades públicas e particulares em todo o Brasil, sendo a principal forma de acesso ao ensino superior. A avaliação é baseada no conteúdo do ensino médio e estruturada com questões que podem ser discursivas ou objetivas – ou ambas –, conforme o modelo da instituição de ensino. Pode ser realizada em uma única prova ou dividida em duas fases, com a participação de um grande número de candidatos fazendo a avaliação no mesmo dia. Modelo padrão, é realizado tanto no início quanto no final do ano.

 

Vestibular agendado

Oferecida apenas por instituições de ensino superior particulares, essa modalidade de vestibular permite que você agende a data e o horário da prova conforme as opções disponibilizadas pela própria instituição. Ele pode ser feito tanto de forma manuscrita quanto eletrônica, por meio de computador, cuja divulgação do resultado é mais rápida. O conteúdo é o do ensino médio e a estrutura da prova varia de acordo com a instituição. O vestibular agendado é muito utilizado no processo seletivo para cursos de graduação a distância, e tem como principais vantagens a conveniência da prova agendada e a rapidez na divulgação do resultado.

 

Vestibular seriado

É um dos tipos de vestibular menos conhecido. Consiste num processo seletivo seriado, dividido em três provas mais a redação. Tem o nome de seriado porque as provas são aplicadas ao final de cada ano do ensino médio. O conteúdo de prova é equivalente ao da respectiva série. Ou seja, na primeira prova cai toda a matéria do primeiro ano, na segunda, a matéria do segundo e na terceira, a do último ano. A vantagem desse tipo de vestibular é que você faz as provas com o conteúdo ainda fresco na cabeça, além de que a matéria não é acumulada em uma única avaliação, mas, sim, diluída em três. O vestibular seriado é oferecido por instituições públicas e privadas de ensino superior. A inscrição deve ser feita na própria instituição, no início do primeiro ano do ensino médio, porém, você só escolhe a graduação que quer cursar após se formar no terceiro ano.

 

Enem

Criado para avaliar a qualidade do ensino médio, o Enem também é utilizado por instituições de ensino superior públicas e particulares no processo seletivo de candidatos para seus cursos. Algumas utilizam o exame como complemento do seu próprio vestibular, enquanto outras o acabam adotando com única forma de seleção. O Enem tem como vantagem o fato de servir como processo seletivo para várias instituições de ensino, de modo que você consegue concorrer a vagas em diferentes lugares prestando uma única prova. Ele também é utilizado para selecionar os beneficiários entre os inscritos no Programa Universidade para Todos (ProUni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), além de oferecer vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

 

E aí, já escolheu o seu? ☺

Seja o primeiro a comentar.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.