27/11/2017

Carreiras e Profissões

Postado por Equipe de Marketing

5

 

É, eu sei. Escolher uma profissão não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se é muito jovem. Mas o fato é que esse momento é um exercício de autoconhecimento que – cá entre nós – vai lhe ajudar não só na orientação vocacional, mas também em grande parte das decisões que você terá de tomar em sua vida. Esse exercício consiste em olhar para si mesmo com o objetivo de tentar enxergar aptidões, preferências e características de sua personalidade que são essenciais para identificar qual carreira profissional se encaixa melhor no seu perfil. Para muitas pessoas, não é um exercício fácil, mas hoje existem algumas ferramentas que podem ajudar na tarefa de se conhecer melhor. Confira a seguir as mais utilizadas atualmente:

Teste vocacional

É um teste que funciona como uma “anamnese” comportamental, normalmente estruturado por psicólogos especializados em orientação vocacional. As questões exploram suas qualidades (afinidades, aptidões e potencialidades) e com base nelas sugere opções de carreira que têm a ver com seu perfil. Há vários testes vocacionais que você pode fazer gratuitamente na internet em sites como Qual o seu dom?. Mas, para quem procura um resultado mais apurado, vale contar com o auxílio de um profissional da área para aplicação e interpretação dos dados do teste.

Teste âncoras de carreira

Semelhante ao anterior no caráter de “anamnese”, esse teste tem como base âncoras (ou pilares) que servem de orientação para entender qual sua vocação. Elas refletem habilidades, valores e necessidades que devem ser levadas em consideração na escolha da profissão. O teste destaca oito âncoras: autonomia, segurança, competência técnico-funcional, competência administrativa geral, criatividade empreendedora, dedicação a uma causa, desafio puro e estilo de vida. Ao descobrir quais são suas âncoras de carreira, fica mais fácil enxergar quais profissões podem proporcionar maior satisfação nos aspectos que você considera mais relevantes. Ele também pode ser feito gratuitamente na internet, em sites como Robert Half, Planejamento e Carreira e Consultoria de Carreira, mas contar com a assistência de um profissional da área certamente otimizará os resultados.

Coaching de carreira

Muito utilizada por profissionais que estão insatisfeitos com a carreira e desejam dar um novo rumo a ela, é também uma ferramenta que pode ajudar quem está buscando um direcionamento vocacional para ajudar na escolha da profissão. Trata-se de um método de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional, no qual um coach (treinador ou facilitador) irá auxiliar o coachee (a pessoa a ser orientada) no seu objetivo. O propósito do coach não é oferecer soluções para o coachee, mas sim instrumentos que o ajudem a encontrar por si só as respostas, estimulando o exercício do autoconhecimento.

5 Comentários

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Teste
Matéria Execelente
Materia Execelente
Matéria Excelente
Teste