29/01/2018

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

1

Matemática é aquela disciplina que não tem meio termo: ou você a adora ou odeia. Só que saber as principais matérias que são ensinadas para nós ao longo de todo os ensinos fundamental e médio é essencial para passar em qualquer prova.

Por isso, o Vestibulares separou alguns pontos importantes para você saber o que e como estudar matemática para se sair bem tanto no vestibular quanto no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e até em provas futuras. Vamos lá!

 

Seno, cosseno, tangente

A importância da trigonometria para a matemática é indiscutível. Dessa forma, estudos com base em seno, cosseno e tangente e em todas as relações do triângulo, geralmente são cobradas em provas. As chamadas relações ou razões trigonométricas são as que relacionam as medidas dos ângulos de um triângulo retângulo (de 90° em um dos lados) com as medidas de seus lados. Vale entender as fórmulas e praticar muitos exercícios para saber como aplicá-los.

Quer uma ajudinha? Seno é o que resulta ao dividir a medida do cateto oposto pela medida da hipotenusa. O cosseno é encontrado quando dividimos o cateto adjacente pela hipotenusa e a tangente é o resultado da divisão do cateto oposto pelo adjacente.

 

Funções de 1° e 2° graus

Saber funções de primeiro e segundo grau significa, praticamente, saber sair de enrascadas. Tudo porque, tanto no Enem quanto em alguns vestibulares, a função não está explícita, mas serve para que você chegue no resultado. Por isso, pratique bastante os exercícios anteriores para entender a lógica do que o enunciado está pedindo. O segredo está aí!

 

PA e PG

Progressão aritmética e progressão geométrica, as famosas PA e PG, respectivamente, segundo especialistas, acontece na prova do Enem o mesmo que acontece com as funções: não está explícito, mas está lá. Leia atentamente ao enunciado para entender se se trata de uma PA ou de uma PG.

A PA é toda sequência em que cada número, somado a um número fixo, tem como resultado o próximo número dessa sequência. Já a PG é a sequência de números que não nulos, multiplicados por algum número fixo, resulte no próximo da sequência.

 

Probabilidade

Probabilidade é o que se espera como resultados em experimentos similares que podem ter diversas variações, sendo imprevisíveis. Podemos usar como exemplo um jogo de par ou ímpar: há tanto a probabilidade de o resultado dar par quanto ímpar. Na matemática, com base nesse conceito, temos a razão da probabilidade, que é encontrada pelas diversas possibilidades de acordo com o espaço de amostras, chamado de amostral.

Trata-se de uma fração: é igual ao número de elementos do evento (numerador) sobre o número de elementos do espaço amostral (denominador). Os elementos são denominados por E = evento, n(E) = número de elementos do evento, S = espaço amostral e n(S) quantidade de elementos deste espaço. 

 

Porcentagem

Porcentagem é uma conta recorrente em nossas vidas. Basta ligar a TV e assistir ao jornal: sempre vai ter algo relacionado ao lucro de "tantos" por cento, aumentos e etc. Como o nome mesmo diz, porcentagem se refere a uma parte de 100 (completo). Logo, por meio de problemas específicos e com bastante atenção ao enunciado do exercício, você provavelmente vai ter que resolver algum problema em que tenha que calcular alguma porcentagem. Use uma conta de regra de três para facilitar a sua vida e estude bastante. E preste atenção: às vezes, o enunciado do exercício não diz claramente que a conta em questão é sobre porcentagem.

 

Achou difícil? Agora que você já viu como e o que estudar em matemática para o vestibular e Enem, o que acha de acompanhar o que estudar em português, geografia, história, inglês e filosofia para o vestibular? Com certeza é uma boa ideia! ;)