29/01/2018

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

0

Como estudar inglês para se dar bem no Enem ou vestibular? Essa é uma preocupação recorrente de quem estuda. Afinal, o que aprendemos na escola, do ensino fundamental ao médio, nem sempre é suficiente para ficar afiado no idioma que cai em quase todos os vestibulares e também no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Por isso, separamos algumas dicas valiosas de como estudar inglês e se livrar dessa insegurança que te acompanha. Confira!

 

Aproveite o contato com o idioma

Basta olhar ao redor: temos palavras em inglês em todos os lugares e situações. Algumas, inclusive, foram até incorporadas à língua portuguesa, como deletar, por exemplo. Fora isso, muitas músicas que escutamos, séries e filmes que assistimos, foram produzidos originalmente em inglês. Veja se consegue assistir aos seriados e filmes com legenda em inglês. Para facilitar um pouco, ao menos no começo, veja alguma série que você está habituado e até que já tenha assistido.

 

Legendas sempre em inglês

Para memorizar melhor e entender bastante, vale até assistir a um episódio uma vez com legendas em português e depois repetir com as legendas em inglês. É um baita de um exercício! Um dos segredos de professores especialistas para treinar bem seu inglês é prestar atenção em letras de música, narrativas dos seriados e filmes e aproveitar todo o contato possível.

Aproveite também para ouvir podcasts e programas online de rádios estrangeiras. Ah! Configurar o GPS do carro para orientações no idioma também ajuda bastante.

 

Leia livros e artigos em inglês

Qualquer sebo, biblioteca, livraria ou banca de jornal, pode ter livros em inglês. Assim como na língua portuguesa - em que ler é um dos melhores métodos para aprender a construção de frases, sentenças e interpretação de textos -, no inglês, quando você tem contato direto com textos bem elaborados, fica mais fácil absorver palavras e entender a ordem de períodos e sentenças.

 

Escreva o que você tem para fazer em inglês

Tem muita coisa para fazer? Escreva listas em inglês. Parece muito difícil, principalmente no começo. Mas trata-se de uma maneira muito eficiente de treinar inglês. Portanto, faça listas para o supermercado e outras anotações no idioma. Além disso, vale organizar seu dia todo em inglês. Listas, inclusive, podem ser bem úteis até na hora de estudar. Afinal, quando você conseguir escrever todas as suas tarefas somente em inglês, o idioma estará tinindo em sua cabeça.

Inclua nestas listas detalhes sobre essas tarefas, como tempos verbais e frases completas, e tente usar o máximo de palavras que conhece no idioma.

 

Procure conhecer e anote novas palavras

Todos os dias somos bombardeados com novas palavras, não é mesmo? Logo, que tal aproveitar para, quando se deparar com novas palavras em inglês (principalmente as que você nunca viu), fazer também uma lista de modos de aplicação, significado e etimologia daquelas palavras? Essa é outra dica valiosa de professores especializados no idioma.

 

Cante bastante em inglês

A receita é simples e você provavelmente já faz isso: pegue as músicas em inglês que mais gosta e cante com vontade. Essa vontade deve incluir aí uma pitada de curiosidade sobre o que diz a letra e também a preocupação com a pronúncia ideal. Escolha o banho, o carro, a rua… tanto faz. O negócio é: quem canta, além de espantar os males, como diz o ditado, também melhora no idioma.

 

Escolha jogos para treinar inglês

Muitos jogos - para computador, celular e videogames -, estão configurados em inglês. Mesmo que eles ofereçam a opção de tradução para o português, tente evitar a tentação e jogue em inglês. Desse modo, leia as regras, veja as instruções e até participe de partidas online com pessoas de diversos lugares do mundo.

 

Tente ter contato com estrangeiros

Provavelmente, em seu grupo de amigos alguém possa conhecer ou mesmo falar fluentemente o idioma e até conhece gente nativa de países falantes da língua inglesa. Aproveite para trocar aquela ideia em inglê e ter contato com esses estrangeiros. Além disso, mesmo que a pessoa não tenha nascido em um país em que o inglês seja sua língua materna, é muito comum que pessoas de quase todos os lugares do mundo o falem.

 

O que você achou das nossas dicas para ajudar você a estudar inglês para o vestibular? Simples não? Agora, já que estamos nos preparando para a prova mais esperada do ano, fizemos mais alguns guias sobre como estudar para matemática, português, história, geografia e filosofia! Vai, continue estudando. :)