31/01/2018

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

0

A língua portuguesa é, sem dúvida, uma das matérias mais cobradas em todos os vestibulares. Além de ser a nossa língua, é muito necessária, inclusive, para entender enunciados, dar respostas elaboradas (para o caso de provas dissertativas) e até mesmo para construir uma redação de sucesso - afinal, saber o que estudar em português para o vestibular fica mais do que claro que é muito importante, não é mesmo?

Por isso, no mesmo esquema que fizemos com o inglês, vamos dar uma série de dicas que você deve retomar ao longo de seus estudos de português para o vestibular. Dê uma olhada e anote tudo!

 

Gramática

Parte indissociável da língua portuguesa, a gramática é o conjunto de regras que determina o uso correto da língua, tanto escrita quanto falada. Nessa área, geralmente não ficam de fora as categorias gramaticais, compostas por pronome, conjunção, substantivo, advérbio e adjetivo. São esses elementos que dão a coerência e a coesão do texto e também dos enunciados e leituras.

 

Verbos

Lembra quando, ainda no ensino fundamental, você começou a estudar os verbos? Eram tempos verbais, conjugações… parecia não ter fim! Além disso tudo, ainda tinha um papo de infinitivo, gerúndio, particípio que também faziam parte dos estudos quase que diários da língua portuguesa.

É preciso saber, primeiramente, o significam essas formas nominais do verbo. Infinitivo é o verbo sem flexão de tempo, enquanto que gerúndio é a continuidade da ação ainda não concluída, e o particípio a ação totalmente concluída. Essa pressão para que a gente soubesse bastante sobre verbos não foi à toa, acredite. É o verbo que expressa exatamente o que o texto quer dizer.

 

Recursos linguísticos

Polissemia (palavra com vários sentidos) é um item que deve ser considerado por conter o perigo de fazer você não entender um texto ou enunciado. Aliás, o uso da polissemia em provas é constante, justamente para testar o conhecimento do aluno. Use e abuse dos estudos em polissemia. Também vale rever possibilidades de ironia, tons de humor e prestar atenção máxima nas intenções dos textos.

 

Figuras de linguagem

Metáfora, gradação, ironia e paradoxo são as principais figuras de linguagem que devem cair em praticamente todos os vestibulares. Além disso, saber usá-las faz com que seu texto na redação ganhe novos ares e assim, combinados a uma boa construção (com enredo, início, meio, fim), ganhe novos sentidos. Também serve para sacar as pegadinhas que só o vestibular pode pregar na gente. Fique atento!

 

Sintaxe

A sintaxe diz para a gente qual a variação de sentido que a escolha de uma conjunção ou conectivo dentro de um texto ou enunciado, bem como a concordância e a regência podem ser desviadas e alteradas para a nossa compreensão. É a estrutura do texto; aquilo que compõe tudo o que constitui uma sentença, uma frase.

 

Gênero textual

É bom ficar ligado em qual gênero textual o que você está lendo está inserido. Cai no vestibular os principais gêneros como carta, editorial, resenha e quadrinhos. Veja como funciona cada um destes, sem deixar nenhum de lado. Já pensou ficar fora da faculdade porque você não usou os elementos necessários para construir um editorial ou não fez corretamente uma resenha? Não pode!

 

Com essas dicas, estudar português para o vestibular ficou mais fácil, não? Fique por dentro também das dicas que damos para as matérias de história, geografia, matemática e inglês.