16/11/2017

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

0

Se você tem medo dos números, saiba que não está sozinho: muita gente sofre do mesmo mal. O fato é que ficar desanimado com isso e deixar de estudar essa matéria fundamental para passar no vestibular, ou mesmo para ir bem na prova do ENEM, não ajuda em nada. Logo, o jeito é praticar, estudar e até pedir ajuda para aquele seu amigo que é fera nas contas e operações. Para ajudar mais um pouco neste processo, o Vestibulares fez um apanhadão de dicas legais que podem facilitar o processo de como estudar matemática de um jeito mais eficiente. Vale tudo para não ficar se sentido a Nazaré Confusa (do meme abaixo) e bem perdido na hora da prova. Tem até uma dica de teste (ao final) para você treinar também seu raciocínio lógico. Veja só!

Praticar sempre

Você tem que pegar desde o básico do que aprendeu até o 3º ano do ensino médio e praticar o máximo que der. Geralmente, os programas das provas das faculdades têm tudo o que vai cair. O segredo é separar modelos de exercícios, provas anteriores ou mesmo os exercícios que você tem na escola e refazer tudo. Quanto mais praticar as quatro operações, equações, problemas de lógica, funções, logaritmos, porcentagem e tudo mais que envolver os números, mais conhecedor você fica.

Entenda as fórmulas e resoluções

Fazer o mesmo exercício de diversas formas pode ser bem útil para desenvolver a rapidez no raciocínio. Por isso, use e abuse da imaginação. Comece a conta de um jeito diferente e estude aquela fórmula que você inovou. Além disso, simplificar as contas e resultados também favorece o raciocínio rápido, além de fazer você ganhar tempo.

Preste atenção no que está lendo

Muitas vezes a gente até sabe resolver o problema, a conta, a equação para acabar logo com o problema. Só que muitas vezes também nossa cabeça passa a perna e a gente mete os pés pelas mãos. Não lemos direito e dá tudo errado. Por isso, leia com a máxima atenção todo e qualquer exercício.

Use a tecnologia a seu favor

Atualmente tem aplicativo para tudo, não é mesmo? Até para te ajudar a estudar. O vestibulares separou alguns para facilitar esse trabalho. Mas não pense que o app vai fazer tudo sozinho: é preciso saber o que fazer. Eles só vão realmente ajudar no processo de aprendizado e memorização.

Cola Matemática

Está confuso com as fórmulas e o passo a passo de um exercício? Este aplicativo funciona para te relembrar como funciona uma operação, com o propósito de te ensinar e somente isso! Apesar deste nome o app não é para ser usado para colar nas provas. Para baixar no seu Android, clique aqui. Para o iPhone, clique aqui.

GCSE Maths: Algebra

Disponível somente para iPhone e em inglês (bom para você treinar o idioma também #FicaDica), o GCSE Maths - Algebra explica do início ao fim como resolver questões de álgebra. Para baixar o app para IoS, clique aqui.

Matemática Elementar

Se treinar o inglês não está entre suas pretensões com a matemática, vale baixar o Matemática Elementar. Ele é totalmente gratuito e está disponível para Android. Tem pequenas aulas completas sobre a matéria e conteúdo perfeito para revisão. Para baixar a versão para Android, clique aqui.

Teste de conhecimento

Uma outra forma bem legal é estudar por meio de testes. Afinal, saber o que você conhece e ainda aprender umas manhas para conseguir memorizar e absorver o que foi ensinado vai te ajudar muito na hora da prova. Para evitar as pegadinhas que a matemática pode pregar em você, procure vídeos e bastante material de lógica. Treinar o cérebro é o melhor caminho para aprender, sempre! Um dos exemplos que o Vestibulares traz para vocês é o Canal do YouTube, Manual do Mundo. Veja só!

fonte: http://www.manualdomundo.com.br/2014/03/teste-de-matematica-da-soma-mist...

Tem interesse? O Curso de Matemática é oferecido pela Universidade Anhanguera. Conheça os diferenciais e saiba onde estudar.