27/11/2017

Mundo da Educação

Postado por Equipe de Marketing

8

Apesar de um procura ter crescido muito não País nos últimos anos em razão das vantagens oferecidas pela graduação a distância, ainda há muita gente que tem receio em fazer um curso superior nessa modalidade de ensino. Na medida em que se trata de uma estrutura de uma graduação digital , necessita de um diploma com uma mesma validade de um curso presencial. Se você está encaixando o perfil, confira abaixo como respostas para as principais perguntas de quem nunca cursou uma graduação na modalidade de ensino a distância.

O curso está a uma distância?

Não. Há uma plataforma do Ministério da Educação (MEC) que determina que 20% da carga horária de um curso de graduação a distância, cumprida de forma presencial, que pode acontecer por meio de reuniões periódicas e atividades práticas em laboratório. As provas principais e a apresentação do trabalho de conclusão do curso também devem ser presenciais. O restante sim, é feito todo de forma remota. Segundo uma Associação Brasileira de Ensino a Distância (Abed), para ser considerado a distância, um curso com mais de 70% de seu conteúdo ministrado no formato não presencial.

O diploma tem o mesmo valor de uma graduação presencial?

Se o curso for reconhecido pelo MEC, sim, tem o mesmo valor de um presencial. Isso é previsto para Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD) desde 1996. Um LBD também determina o curso de graduação a distância com um mesmo grau curricular e duração / carga horária dos presenciais.

É preciso ter um computador potente e bons conhecimentos de informática para fazer o curso?

Nem um, nem outro. Um computador ou caderno com sistema de programação já é o suficiente. É preciso apenas dispor de uma conexão de banda larga com uma internet para conseguir acesso às aulas e atividades on-line. O curso não exige conhecimentos de informática avançados, o ambiente virtual de aprendizagem é bastante intuitivo, com ferramentas simples de uso. Em caso de dúvida, uma plataforma com um tutorial para orientar o aluno, como um canal / chat de atendimento para ajudar no esclarecimento.

É necessário fazer uma vestibular ou participar de algum processo seletivo?

Sim. Há processo seletivo para quem quer cursar uma graduação a distância, que varia de acordo com a instituição de ensino. O que é o que é mais importante, é o que é o que é mais importante. Assim como não presencial, todos os requisitos exigem o certificado de conclusão do Ensino Médio para candidato a candidato a um concorrente a uma vaga na graduação a distância.

Como funciona o acesso ao curso?

Ao se matricular sem curso, ou seja, é possível enviar um e-mail e senha, e é utilizado para acessar uma plataforma digital chamada de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). É nela que o aluno todo o cronograma e conteúdo do curso (vídeo-aulas, textos, exercícios, etc.) divido pelas respetivas disciplinas, além de um canal de contato com professores para tirar dúvidas, e fóruns / chats de discussão que podem ser utilizados para atividades em grupo com outros alunos - algumas instituições também possuem material impresso de apoio. Todas as ações e atividades realizadas na plataforma ficam registradas no AVA - tarefas, conversas, comentários, acessos a conteúdos, etc. - e são para avaliação do aluno, juntamente com as notas das provas realizadas durante o curso.

Há faltas no curso a distância?

Sim, apenas nas atividades presenciais. O aluno precisa ter presença em pelo menos 75% dos encontros para ser aprovado, caso contrário ficará sem diploma, mesmo tendo em conta a pontuação média exigida nas avaliações. Como você pode perceber, uma graduação digital não é nenhum bicho de sete cabeças - muito pelo contrario! Ela está mais para uma aliada na conquista do sonho de se formar no ensino superior. Saiba mais sobre as vantagens de cursar uma faculdade a distância e mais uma opção para considerar quando for tomar sua decisão final.

8 Comentários

To prevent automated spam submissions leave this field empty.
Matéria excelente!
Matéria excelente!
O Curso de Agronomia a Distância é reconhecido pelo MEC??
Sim quero enguressar..dependendo o valor..
sim quero engressar..tependendo da taxa
Boa tarde Curso de pedagogia_ licenciatura é reconhecido pelo mec?
O curso de Psicologia pode ser a distancia?
O curso de Psicologia pode ser a distancia?