06/02/2018

Mundo da Educação

Postado por Equipe de Marketing

0

Os cursos de graduação a distância foram criados para serem uma alternativa mais acessível em relação aos tradicionais presenciais em termos de investimento e flexibilidade de horários para quem deseja conquistar o diploma do ensino superior. A modalidade foi tão bem aceita que deu origem a um novo formato, a faculdade semipresencial, autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) desde 2004. Mas você sabe quais as diferenças entre a faculdade semipresencial e os cursos de graduação a distância e presencial?

 

Diferença entre a faculdade semipresencial e demais modalidades

Basicamente, a diferença entre as três está na forma como as aulas a distância e presenciais são divididas na carga horária total do curso. No caso da graduação presencial, as aulas devem ser 100% presenciais. Já na graduação a distância, por determinação do MEC, 20% da carga horária total deve ser cumprida de forma presencial (provas, atividades em laboratório etc.). Por fim, a graduação semipresencial é um meio termo entre as duas anteriores, mesclando aulas a distância e presenciais na grade do curso. As aulas a distância, no entanto, não podem ultrapassar 20% da carga horária total para que o curso seja caracterizado como uma faculdade semipresencial. Mas a prova final das disciplinas deve obrigatoriamente ser feita de forma presencial.

Já as aulas in loco na graduação semipresencial podem ocorrer uma ou mais vezes durante a semana – conforme o programa da instituição de ensino –, utilizando o mesmo formato de uma aula presencial tradicional ou realizadas por teleconferência em polos de apoio das respectivas instituições, onde os alunos se reúnem sob acompanhamento de uma equipe de tutores que tiram dúvidas e fazem a correção dos exercícios.

 

Mas quais as vantagens de uma faculdade semipresencial?

É justamente o fato de poder usufruir dos benefícios oferecidos por ambas as modalidades de ensino, a distância e presencial. A maior vantagem das aulas presenciais é sem dúvida a interação com os professores e os outros alunos, que permite uma melhor troca de informações, experiências e debates que acabam enriquecendo mais as aulas.

Já as aulas a distância permitem mais flexibilidade de horário para estudar, o que irá facilitar bastante se você tiver que conciliar a faculdade com trabalho, filhos ou outros compromissos. Sem a necessidade de ir à faculdade todos os dias, você acaba economizando tempo e dinheiro que seriam gastos nessa locomoção. Outro benefício é a questão da disponibilidade do conteúdo do curso, que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que você tenha à mão um notebook ou mesmo um smartphone com conexão à internet.

Mas não pense que uma faculdade semipresencial é mais fácil por conta do seu formato, muito pelo contrário. As disciplinas a distância vão exigir de você muita autodisciplina para estudar “sozinho”, realizar as atividades e cumprir os cronogramas. Porém, não deixa de ser uma ótima opção se você quer cursar uma graduação, mas dispõe de tempo escasso, e deseja ter mais flexibilidade no horário das aulas sem abrir mão da experiência proporcionada pela interação com os professores e outros alunos.

E aí, tá esperando o quê?

Seja o primeiro a comentar.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.