18/01/2019

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

8

A tão esperada nota do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) saiu no último dia 18. E o Vestibulares já contou para você o que é possível fazer com ela. Assim, mais de 5,5 milhões de pessoas em todo o Brasil vão saber quais as chances reais de entrar em universidades públicas ou particulares sem prestar vestibular, ter descontos ou bolsa por meio do ProUni, SiSu e FIES, além de servir de certificado de conclusão do Ensino Médio para alunos com idade acima dos 18 anos, por exemplo. As provas objetivas, divididas entre Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e suas tecnologias, além da Redação, têm um peso diferente em cada uma delas.

 

Como funciona a nota do Enem

 

No Exame Nacional do Ensino Médio, sua nota pode variar de acordo com a média, entre 290 e 900. Quanto maior a nota, maior são as chances de conquistar uma vaga ou bolsa. Cada programa do governo ou mesmo as universidades particulares, contam com o mínimo de pontuação. Para entrar em uma instituição de ensino superior por meio do SiSu (Sistema de Seleção Unificada), por exemplo, o interessado não pode ter zerado na redação e ter uma pontuação na prova objetiva acima dos 450. É possível ingressar em diversas universidades com notas entre 550 e 650 pontos. Só que para entrar nos cursos mais concorridos como Medicina, Direito e Engenharia, o ideal é que sua pontuação atinja entre 700 e 850 pontos. Para o ProUni (Programa Universidade para Todos), a nota mínima exigida é a de 450 pontos na prova objetiva, sem que o interessado não zere na redação. O ProUni oferece mais vagas que o SiSu, mas depende bastante do curso desejado. A média de aprovação dos últimos ProUni ficou entre os 600 e 700 pontos, mesmo que, para os cursos mais concorridos, a exigência tenha atingido os 800 pontos. Para o FIES (Financiamento Estudantil) o ideal é que o interessado também tenha a nota mínima de 450 pontos e sem ter nota zero na redação, assim como nos outros sistemas.

 

Nota para universidades particulares

 

Em algumas universidades particulares, ter nota boa no Enem pode garantir sua entrada sem que seja necessário prestar o vestibular. Cada uma tem seu número de vagas ligados à essas condições. Neste caso, é legal se informar diretamente na universidade ou faculdade em que você deseja estudar.