Tendências de Carreira

Conheça profissões do futuro

09/02/2018

Carreiras e Profissões

Postado por Equipe de Marketing

173

Você já pensou em ser uma espécie de investigador e até negociante de sequestro de dados financeiros ou pessoais? Ou também um arquiteto de realidade aumentada? Pois a consultoria norte-americana DaVinci Institute, que presta serviços sobre futuros profissionais para muitas empresas gigantes de setores diversos, previu que, até 2020, algumas profissões vão estar em processo contínuo de crescimento.

É claro que as profissões do futuro ainda precisam ser estudadas e pesquisadas a fundo. Mas não é legal imaginar que novos campos em todas as áreas vão aparecer? Confira algumas dessas previsões!

 

Especialista em negociar o sequestro de dados

Uma das profissões do futuro mencionadas pela consultoria é a do especialista em negociar o sequestro de dados. Veja só a importância desse cargo: um investigador especializado em crimes cibernéticos deverá ter habilidades para lidar com meliantes do mundo tecnológico. São hackers, programadores especiais e vilões que vão levar todos os dados importantes de uma empresa, por exemplo.

Além disso, mais do que já sofrem hoje, pessoas poderão ter ataques em suas contas-correntes e outros acessos, como cartão de crédito e até documentos. Esse especialista vai trabalhar tanto na iniciativa privada quanto na pública, e terá alguma formação em Tecnologia da Informação, Direito ou Engenharia de Software, por exemplo.

 

Tecnologia em alta

Como previsto, a tecnologia ainda estará em alta no futuro. Mas veja que coisa mais doida: vai ter que ter gente especializada em realidade aumentada, em qualidade de informação e, principalmente, em desenvolver dispositivos inteligentes. Ainda que um pouco distante de nós, até eletrodomésticos simples e itens de primeira necessidade, como geladeira, fogão e máquina de lavar, já têm capacidade de acessar a internet.

Cada um deles também, para ser acessado, tem que ter um login e senha. Pronto! Veja a quantidade de dados e informações que estarão cada vez mais ao alcance dos dedos e espalhados por aí. E olhe que a gente já se diverte bastante com o celular, não é mesmo?

 

Especialistas em contato social

Segundo a consultoria DaVinci Institute, até 2030 muita gente vai ser substituída por máquinas. Nessa pegada, muita gente também vai cada vez menos interagir com humanos de verdade. É aí que entra o especialista em networking social. Essa figura, que poderá ser a versão moderna de um psicólogo ou analista, ensinará as pessoas a conversarem com as outras, além de cuidar de quem se sente marginalizado em um ambiente conectado.

Além disso, deve nascer também um profissional para cuidar de heranças. Este profissional - uma vez que as pessoas cada vez menos têm filhos, cuidará para que a herança tenha o fim que o dono dos bens queria. E imagine só: um profissional só para desenvolver um lado mais humano em máquinas.

 

Tudo pela água

O meio ambiente também terá sua vez com as profissões do futuro. Imagine, por exemplo, que dentro de sua formação, você consiga, com um incentivo a pesquisas, descobrir um jeito novo de purificar, tratar e até encontrar novas fontes de água? Pois é exatamente isso que o purificador de água vai fazer. E não estamos falando do simples filtro que você bebe água. Aqui, o papo vai até a atmosfera para retirar água. E o lance com a natureza não para por aí: existe um outro papo de gente que estuda só para trazer animais extintos de volta.

Esse profissional tem que cursar Biologia ou Genética. E claro que o clima também não ficaria de fora: para cuidar dele, nasce o Geoengenheiro, responsável por intervir em acidentes da natureza e, assim, salvar todo mundo de desastres naturais.

 

O que você achou dessas profissões do futuro? Interessantes, não? Fique ligado em nossas notícias, pode ser que em um futuro não muito distante falaremos mais sobre elas. :)