09/02/2018

Carreiras e Profissões

Postado por Equipe de Marketing

244

Ser criativo é um dom que nem todo mundo tem. Logo, se você tem esse dom, deve saber como aproveitá-lo bem. Uma das possibilidades de fazer isso é na hora de escolher sua carreira, pois essa é uma qualidade exigida em algumas profissões e pode ser o diferencial que fará com que você seja bem-sucedido profissionalmente. Quer ajuda nessa escolha? Confira abaixo uma lista com algumas profissões para pessoas criativas. Veja com qual você mais se identifica e bora colocar essa criatividade em prática!

 

Redator, roteirista ou escritor

Se você é uma pessoa criativa e gosta de escrever, certamente vai se identificar muito com alguma dessas profissões. A função de redator tem espaço em diferentes áreas, como publicidade, marketing e jornalismo, sendo que as duas primeiras exigem mais da veia criativa do profissional. O roteirista também transita por essas áreas, criando e adaptando roteiros para rádio, televisão ou cinema. Já na carreira de escritor, o gênero ficção é o que mais tem a ver com quem gosta de trabalhar com a imaginação. Dentre os possíveis cursos para pessoas criativas, podemos citar: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV, Cinema e Letras.

 

Arquiteto, designer de interiores ou paisagista

Três profissões que são muito ligadas e exigem bastante criatividade dos que atuam na área, pois todas envolvem a criação de projetos – arquitetônicos, de interiores ou paisagísticos. Se você tiver interesse por alguma delas, além da criatividade, é importante ter também uma boa habilidade para desenhar, além de gostar de cálculos matemáticos, que serão necessários na elaboração dos projetos – sobretudo os de arquitetura. Os cursos de Arquitetura e Design de Interiores são os indicados para ingressar nessas carreiras.

 

Designer de web, mobile e games

Criar sites, aplicativos para celular ou mesmo games requer bastante imaginação. E se você é do tipo que curte tecnologia, essas profissões são a sua cara. A profissão de designer, na verdade, é bem abrangente, com atuação na área de produtos, indústria gráfica, automotiva, entre outras, mas a área de tecnologia é a que se mostra mais promissora atualmente. Design, Ciências da Computação, Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação são as opções de graduação mais indicadas para essas profissões.

 

Produtor ou editor de audiovisual

A criatividade também faz parte da rotina dos profissionais que trabalham com produção e edição de audiovisual. É uma área com bastante demanda em cinema, televisão e internet, para produção de filmes, documentários, vídeos jornalísticos, peças publicitárias e afins. O curso superior de Audiovisual é a porta de entrada para a área.

 

Artista plástico

Sua veia artística pulsa tão alto quanto sua veia criativa? Se a resposta for sim, possivelmente você vai se identificar com a profissão de artista plástico, ainda mais se levar jeito para trabalhos manuais como desenhos, esculturas, pinturas ou gravuras. A carreira também dá a possibilidade de trabalhar com animação digital, caso você tenha um perfil mais ligado à tecnologia. O curso superior de Artes Plásticas é o mais indicado se essa for a sua praia.

 

Estilista

Criar novos modelos de roupas e acessórios a cada estação exige do estilista um constante exercício de imaginação, o que coloca o trabalho na lista das profissões para pessoas criativas. Além de desenhar peças, o profissional pode ainda atuar na produção de figurinos para filmes, novelas e peças de teatro, função que também demanda muita criatividade. Para entrar no mercado, o curso superior de Moda é o caminho.

 

Se identificou com alguma delas? Então vai lá e se joga de cabeça, sua criatividade agradece. ;)