04/10/2017

Universo Vestibulares

Postado por

0

Uma das maiores chances de entrar em uma faculdade está chegando! O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado pelo Ministério da Educação para verificar as competências dos estudantes que estão finalizando o ensino médio, é uma grande chance dos alunos tentarem uma vaga, bolsa ou financiamento para o ensino superior.

A importância do teste, que, teoricamente, pode ser feito por qualquer pessoa, aumentou nos últimos anos e sabendo que existe uma grande concorrência para cursos populares, se sair bem no Enem é fundamental. A prova será feita em dois domingos pela primeira vez desde 1998, caindo, em 2017, nos dias 05 e 12 de novembro.

Os preparativos para esse teste devem ser bem planejados, pois o Enem cobre o que foi ensinado durante todos anos do ensino médio, além de atualidades. Então, confira algumas dicas para mandar bem na hora do exame.

 

Simulados, simulados e simulados

Sim, salientamos três vezes a importância de se realizar simulados porque assim você tem a oportunidade de analisar vários fatores: o estilo das questões pedidas, sua agilidade em respondê-las, os temas propostos e a maneira em que a banca desenvolve o exame. Não esqueça também de dedicar um tempo para fazer a redação: mesmo sem saber o tema, faça algumas sobre algum tema atual – na hora que estiver valendo, isso ajudará a organizar as ideias no papel.

 

O que está acontecendo?
 

Agora que estamos mais próximos da realização da prova, é legal ficar de olho nos últimos acontecimentos no Brasil e no mundo. Geralmente isso é utilizado em enunciados de questões e como tema da redação. Então entrar nos grandes portais de notícias e ficar ligado em manifestações nas redes sociais se faz necessário – logicamente sem que isso atrapalhe os estudos.

Muito além do 7x1
 

Tenha em mente que variar suas fontes de leitura e absorção de conhecimento nunca é demais, especialmente se tratando dos nomes da cultura brasileira. Leia poemas de autores brasileiros, veja filmes e documentários sobre a ditadura militar, presidentes e políticos de maior influência, escute músicas de artistas brasileiros como Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Caetano Veloso - eles são frequentemente citados nas provas.

Velocidade de conexão
 

Uma das principais dicas para o Enem é conectar as matérias e relacionar o assunto ao seu dia-a-dia. Por exemplo, ao abordar algum assunto histórico, você pode traçar um paralelo a algum acontecimento atual.

Atenção, que é hora da revisão
 

Com pouco mais de um mês para as provas, o tempo de aprender novos conteúdos está acabando, então rever algumas vezes o que você já sabe é uma forma de garantir uma boa pontuação.

Paz, amor e comida saudável
 

Apesar de parecer algo meio 'anos 60', manter a positividade traz confiança e calma para melhorar seus estudos e ter um melhor aproveitamento na prova. Além disso, sua alimentação e seu sono são extremamente relevantes para o foco e uma maior disposição na hora dos estudos, além de serem fortes aliados para sua memória. Então virar a noite a base de fast food não é o caminho.

Essas estratégias e dicas que passamos são só uma pequena ajuda para esse teste que ganha cada vez mais importância no calendário educacional. Fique ligado também no caminho para seu local de prova, e, se for possível, faça-o antecipadamente, afinal, ninguém quer aparecer naquelas listas da internet dos atrasados do Enem. Após a prova, vários portais fazem a correção da prova com comentários, assim você pode ver como foi o seu desempenho. Já os resultados oficiais serão divulgados no dia 19 de janeiro de 2018.

Boa sorte!