06/02/2018

Universo Vestibulares

Postado por Equipe de Marketing

0

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo não é das coisas mais fáceis de se fazer. Mas muita, muita gente mesmo, faz isso com maestria. Só para termos uma ideia, de acordo com a pesquisa "Juventude na escola - por que frequentam?", apresentada em 2016 pelo MEC (Ministério da Educação) e realizada com alunos brasileiros estudantes do Programa ProJovem Urbano (com idades entre 15 e 29 anos), apenas 41% dos estudantes dedicam-se somente ao estudo. Ainda segundo o estudo, 32,2% vivem a realidade de conciliar trabalho e estudo, enquanto os outros 10,1% dividem seu tempo entre as aulas e serviços temporários recorrentes.

A pesquisa ouviu também alunos da mesma faixa etária do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Governo do Estado de São Paulo, e verificou que 55% deles estudam e trabalham. Outros 19,1% responderam que já haviam passado por essa situação e 12,5% fazem trabalhos esporádicos. Apenas 12,1% disse nunca ter estado nessa situação simultânea.

 

Dicas para trabalhar e estudar

Se você faz parte do grupo dos que enfrentam diariamente essa rotina puxada entre o trabalho e os estudos, confira abaixo algumas dicas que poderão facilitar sua vida!

 

Estabeleça uma rotina

Geralmente, com horário estabelecido para trabalhar e estudar, se não houver uma rotina seguida à risca, não tem jeito. Use uma agenda (que pode ser até do Google Calendar, por exemplo) para organizar seus compromissos e afazeres. Fazendo esse controle, fica mais fácil arranjar um tempinho para estudar um pouco nas brechas entre o trabalho e a faculdade – isso porque você acaba se policiando para não deixar a preguiça tomar conta do seu tempo. Mas não se esqueça também de reservar um tempinho livre para refrescar a mente alguns minutos (preferencialmente em um intervalo entre o trabalho e estudo) – porque ninguém é de ferro e sua cabeça tende a funcionar melhor fazendo essas pausas rotineiras e estratégicas. Programe também um tempinho no final de semana para colocar os estudos em dia. Se não houver trabalhos para fazer, revise o conteúdo passado na semana, mas procure manter a rotina de reservar esse tempo no final de semana para olhar as coisas da faculdade.

 

Consciente das prioridades

Definir o trabalho e os estudos como prioridade é fundamental para que você consiga conciliar bem os dois. Se você costumava ir à academia algumas vezes na semana ou fazer um curso de línguas, por exemplo, tenha em mente que eles devem se adequar à sua rotina – planejada para o trabalho e a faculdade –, e não o contrário. Se essa adequação não for possível no momento, vale adiar esses outros compromissos para não ficar sobrecarregado. Afinal, organizar seu dia a dia para dar conta de trabalhar e estudar tem que vir à frente de todos os extras nesse momento.

 

Pense na tecnologia como aliada

Com smartphones, tablets ou computadores, sua vida pode ficar mais fácil tanto no trabalho quanto na faculdade. Gravar as aulas, por exemplo, ajuda a otimizar seu tempo de estudo, pois você pode assisti-la ou ouvi-la novamente no caminho para o trabalho – no transporte público ou mesmo no carro.

 

Estude com amigos

Certamente, alguns amigos de sua sala estão na mesma situação que você, principalmente se seu curso for noturno. Tente formar um grupo de estudos com colegas interessados nas mesmas disciplinas. Afinal, todo grupo tem alguém que manda muito bem em determinadas matérias. Combine um horário no fim de semana, na casa de alguém ou mesmo em um café com internet. Programe um tempo mínimo para que todos revejam os conteúdos apresentados durante a semana e refaçam exercícios aplicados em aula. Mas tem que levar o estudo bem a sério, para que não vire apenas uma reunião de amigos que querem se divertir – deixe a diversão para depois dos estudos. ;)

Seja o primeiro a comentar.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.