16/11/2017

Universo Vestibulares

Postado por

0

Uma boa parte dos alunos já aprenderam: fazer simulados do vestibular para avaliar seus conhecimento e se estão preparados para a pressão do dia da prova oficial é uma excelente ideia. Até porque, vamos combinar, somente aparecer no dia do teste esperando ir bem pode não ser uma boa ideia (além de não garantir uma boa pontuação). Mas não são só esses os motivos para se fazer simulados, por isso trago mais cinco razões para investir seu tempo de estudo nestes testes.

1. Tchau, ansiedade

O cérebro humano tem medo do que não sabe (quem viu filmes de terror bem sabe como é isso). A ansiedade que sentimos é simplesmente a sua incerteza sobre como será o teste e sobre os resultados desse desafio. Um simulado faz você ficar familiarizado com o jeito, a sensação e o ritmo do exame. Essa familiaridade ajuda a tirar um pouco das inseguranças, permitindo que você se concentre no conteúdo e resolução dos problemas.

2. Descobrir o quanto você sabe

Digamos que você faz um simulado com 100 questões. Se, ao final você tiver acertado 87, é muito diferente do que se você fazer 41. Quanto maior a diferença entre sua “nota de base”, ou seja a nota que você fez nesse simulado e seu alvo na prova para valer (que pode ser a nota de corte do curso), você precisará se preparar mais. A tomada de decisões sobre o que estudar é ajudada pelos seus resultados nos simulados.

3. Resistência de um maratonista

Uma coisa que muitos estudantes não percebem é que sentar em um lugar respondendo a diversas perguntas por cinco horas cansa, e muito! Para obter a maior pontuação possível, você precisa estar tão focado ao responder a última pergunta como você estava na primeira. Isso não acontecerá se seus neurônios estiverem pedindo arrego. Fatores relacionados ao estilo de vida como horas de sono, dieta e exercício podem, naturalmente, aumentar sua energia e resistência, mas você também precisa treinar para o desafio específico em questão. Quanto mais simulados você fizer, mais resistência terá para o exame real - pense nisso nos treinos antes da corrida.

 

4. Aprender a fazer testes

Não é segredo que o vestibular também avalia a sua capacidade de fazer testes. E por que eles não deveriam? Você está prestes a mergulhar de cabeça em três anos de conteúdos de várias disciplinas. E há uma coisa interessante a se pensar: a maioria dos estudantes tem medo das provas, mas quantos deles realmente praticam a realização de testes? Problemas como a ansiedade, que muitos estudantes pensam serem inevitáveis ​​e crônicos, realmente são amenizados com a prática.

5. Mais pontos

Com décadas de pesquisa, os especialistas da educação concordam que os dois melhores métodos para aprender algo são fichas e simulados. Praticar e analisar cuidadosamente o que você fez é uma maneira fantástica de começar a aumentar sua pontuação nos vestibulares.

Se você é o tipo de pessoa que se informa bastante sobre os vestibulares em seu tempo livre, estou confiante de que você fará uma grande preparação para esses exames importantes. Certifique-se de essa etapa de seus estudos inclua pelo menos um simulado para maximizar sua vantagem ao máximo. Que tal começar agora? Clique aqui para testar seus conhecimentos.