Saiba como utilizar o FIES na Fama

Conheça o FIES e saiba como utilizar na Fama para financiar o seu curso!

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma iniciativa do Ministério de Educação (MEC) que oferece cursos financiados aos estudantes em instituições privadas de ensino. Esse financiamento, pode cobrir 50% ou 100% do curso escolhido.

A Fama participa do FIES e concede financiamentos estudantis que podem corresponder até 100% do valor da mensalidade. Explicamos a seguir como funciona o processo seletivo e outras informações importantes.

Como funciona o FIES + Modalidades

Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos, terão taxa zero de juros.

Como utilizar o FIES na Fama

Para realizar a sua inscrição no FIES na Fama, há duas possibilidades:

  • Você pode já ser aluno da Fama e se inscrever no FIES;
  • Como candidato a algum curso que será iniciado.

Inscrições

Para se inscrever no FIES e financiar o valor do curso de nível superior, o aluno precisa atender a alguns pré-requisitos do programa:

  • Ter feito o Enem a partir de 2010;
  • Ter tido nota do Enem superior a 450 e não ter zerado a redação;
  • Ter renda familiar per capita (a renda total da família dividida pelo número de pessoas da casa) de até 3 salários-mínimos.
  • estar dentro das faixas de renda pré-determinadas por cada modalidade.

Todas as etapas de inscrição são realizadas online, no site FIES Seleção. É simples:

Assim que aberto período de inscrições no início ou meio do ano, acesse o site do FIES Seleção, no endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br. Caso seja seu primeiro acesso, crie uma conta clicando em “Primeiro Acesso”, caso já tenha um cadastro criado anteriormente basta acessar utilizando seu login e senha;

Em seguida, preencha as informações solicitadas de acordo com sua situação atual. Ou seja, a sua cidade, estado, faculdade, curso e turno em que você deseja estudar;

Com o cadastro completamente preenchido, envie a sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado por meio do próprio site.

Caso seja pré-selecionado, você terá até 5 (cinco) dias para validar suas informações, isto é, para enviar sua documentação comprobatória para que a faculdade possa avaliar se você se encaixa nos pré-requisitos do Programa.

Notas de corte

A classificação do FIES tem ligação direta com a nota do Enem, isso porque ela é determinada pela pontuação no exame em sentido decrescente. A aprovação ocorre conforme o número de vagas disponível nos grupos de preferência escolhidos. Ou seja, tudo depende do seu desempenho no Enem em relação aos demais inscritos.

Contratação do financiamento

Após complementar a inscrição, o candidato pode, enfim, prosseguir com a contratação do financiamento.

Será necessário enviar sua documentação e de seus membros familiares (caso haja) por meio da Plataforma de Envio de Documentos para validar as informações prestadas no ato da inscrição no FIES em até 5 dias úteis contados a partir da complementação da inscrição no site;

Lembre-se: O contrato do FIES é semestral. Por isso, ao fim de cada período do curso, você precisa checar quais são as datas para o Aditamento do FIES —  que é a renovação obrigatória para que você continue usufruindo do financiamento em sua graduação.

Envio de Documentação

Cada faculdade possui um canal para envio das documentações dos pré-selecionados ao Processo Seletivo do FIES para análise. Para as faculdades das nossas marcas, o envio é realizado de forma 100% digital, ou seja, você não precisará sair de casa para apresentar seus documentos.

O envio acontece por meio da Plataforma de Envio de Documentos, endereçada no link a seguir: prouniefies.kroton.com.br e nessa plataforma você poderá acompanhar do início ao fim o andamento do seu Processo.

Agora que você sabe por onde mandar, vamos ver quais documentos enviar para comprovação de informações:

Candidato:

  • Comprovante de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de conclusão do ensino médio;
  • Comprovante de renda (candidatos maiores de idade);
  • Seguro Prestamista.

Membros do grupo familiar (aqueles que moram com o candidato):

  • Comprovante de identificação com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda (candidatos maiores de idade);

Resultados

Os resultados do FIES são divulgados no site oficial de acordo com o cronograma. Lembre-se que ser pré-selecionado não garante a vaga: é preciso realizar a complementação das inscrições dentro do prazo, também divulgado no site do FIES e realizar o envio de todos os documentos obrigatórios dentro do período determinado.

Lista de Espera

Os candidatos que não foram pré-selecionados na Chamada Regular do FIES estão automaticamente inscritos na Lista de Espera. Dessa forma, a vaga não ocupada por um candidato já pré-selecionado retorna para o sistema e outro candidato que esteja em Lista de Espera é pré-selecionado.

Após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da Lista de Espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies, disponível no endereço eletrônico (http://portalfies.mec.gov.br/).

Caso seja pré-selecionado, o candidato participante da Lista de Espera deverá seguir o mesmo procedimento dos candidatos à Chamada Regular: Complementação de inscrição e Comprovação de Informações por meio do envio de sua documentação para a faculdade pelo Portal de Envio de Documentos (prouniefies.kroton.com.br).

Outras opções de crédito estudantil na Fama

Caso você não atenda aos requisitos para inscrição no FIES ou não seja contemplado, há outras oportunidades de fazer a sua graduação na Fama. Confira a nossa página de bolsas, descontos e créditos estudantis.

Agora que você entendeu melhor como funciona o FIES, esperamos que tudo tenha ficado mais claro. Inscreva-se no vestibular e comece já o seu curso na Fama!