Tudo sobre o FIES: O Guia Completo
Veja tudo o que você precisa saber sobre o FIES, desde como funciona o processo seletivo, inscrição e mais!
Financiar a faculdade é uma alternativa buscada por muitos estudantes que enfrentam dificuldades financeiras e querem dar continuidade na graduação. Tendo isso em consideração, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma das opções mais comentadas e procuradas.
Mas, afinal, o que é esse financiamento e como ele funciona? Trouxemos neste guia prático tudo sobre o FIES, veja como é feito o processo seletivo e saiba se você possui os pré-requisitos necessários para a inscrição.
O que é o FIES
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um projeto criado pelo Ministério de Educação (MEC) em 1999 e oferece cursos financiados aos estudantes em instituições privadas de ensino. Esse financiamento, pode cobrir até 100% do curso escolhido.
Como funciona
Durante o curso, o estudante financiado deve pagar mensalmente, o valor da coparticipação, que corresponde a parcela dos encargos educacionais não financiada, diretamente ao agente financeiro.
Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.
Os financiamentos concedidos com recursos do Fies, para estudantes com renda familiar per capita de até 3 salários-mínimos, terão taxa zero de juros.
Quem pode participar
Para se inscrever no FIES e financiar o valor do curso de nível superior, o aluno precisa atender a alguns pré-requisitos do programa:
- Ter feito o Enem a partir de 2010;
- Ter tido nota do Enem superior a 450 e não ter zerado a redação;
- Ter renda familiar per capita (a renda total da família dividida pelo número de pessoas da casa) de até 3 salários-mínimos.
Nota do Enem
Como já foi comentado anteriormente, para se inscrever no FIES o estudante deve ter participado do Enem em qualquer edição a partir de 2010, atingido uma pontuação de pelo menos 450 pontos e obtido nota superior à 0 (zero) na redação.
O processo é aberto para pessoas de todo o território nacional, inclusive aquelas que já se formaram e buscam a segunda graduação — exceto para quem não realizou algum Exame desde 2010. Sem a nota do Enem, não há possibilidade de inscrição.
Ponto de Atenção!
- Se você já está em um curso superior privado e percebe que não tem condições financeiras de arcar com o resto das mensalidades, a nota não tem data de validade, contando que ela seja de 2010 ou de edições posteriores, é possível usá-la para concorrer ao processo seletivo.
Período de inscrições
As inscrições para o FIES ocorrem duas vezes por ano, sempre antes do início dos períodos letivos do ensino superior. Ou seja, é possível tentar uma vaga no início do ano (primeiro semestre) ou no meio do ano (segundo semestre).
As datas de inscrições no início do ano costumam ocorrer em fevereiro. Já para o segundo semestre, as inscrições ocorrem por volta do mês de julho. O candidato pode acompanhar por meio do site do FIES: o cronograma - com todas as datas referentes às inscrições -, resultados e consultar pré-seleção para a Lista de Espera.
Como se inscrever no FIES
Todas as etapas de inscrição são realizadas online, no site FIES Seleção. É simples:
- Assim que aberto período de inscrições no início ou meio do ano, acesse o site do FIES Seleção, no endereço eletrônico http://fies.mec.gov.br. Caso seja seu primeiro acesso, crie uma conta clicando em “Primeiro Acesso”, caso já tenha um cadastro criado anteriormente basta acessar utilizando seu login e senha;
- Em seguida, preencha as informações solicitadas de acordo com sua situação atual. Ou seja, a sua cidade, estado, faculdade, curso e turno em que você deseja estudar;
- Com o cadastro completamente preenchido, envie a sua inscrição e aguarde para ver se foi pré-selecionado por meio do próprio site.
- Caso seja pré-selecionado, você terá até 5 (cinco) dias para validar suas informações, isto é, para enviar sua documentação comprobatória para que a faculdade possa avaliar se você se encaixa nos pré-requisitos do Programa.
Contratação do financiamento
Após complementar a inscrição, o candidato pode, enfim, prosseguir com a contratação do financiamento.
Será necessário enviar sua documentação e de seus membros familiares (caso haja) por meio da Plataforma de Envio de Documentos para validar as informações prestadas no ato da inscrição no FIES em até 5 dias úteis contados a partir da complementação da inscrição no site;
Lembre-se: O contrato do FIES é semestral. Por isso, ao fim de cada período do curso, você precisa checar quais são as datas para o Aditamento do FIES — que é a renovação obrigatória para que você continue usufruindo do financiamento em sua graduação.
Envio de Documentação
Cada faculdade possui um canal para envio das documentações dos pré-selecionados ao Processo Seletivo do FIES para análise. Para as faculdades das nossas marcas, o envio é realizado de forma 100% digital, ou seja, você não precisará sair de casa para apresentar seus documentos.
O envio acontece por meio da Plataforma de Envio de Documentos, endereçada no link a seguir: prouniefies.kroton.com.br e nessa plataforma você poderá acompanhar do início ao fim o andamento do seu Processo.
Agora que você sabe por onde mandar, vamos ver quais documentos enviar para comprovação de informações:
Candidato:
- Comprovante de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de conclusão do ensino médio;
- Comprovante de renda (candidatos maiores de idade);
- Seguro Prestamista.
Membros do grupo familiar (aqueles que moram com o candidato):
- Comprovante de identificação com foto;
- CPF;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda (membros maiores de idade);
Caso tenha sido aprovado na análise documental, você deve ir até o banco responsável pelo financiamento para apresentar os documentos comprobatórios das informações e assinar o contrato do FIES em até 10 dias contados a partir da validação da inscrição no site pela faculdade.
Resultado
Os resultados do FIES são divulgados no site oficial de acordo com o cronograma. Lembre-se que ser pré-selecionado não garante a vaga: é preciso realizar a complementação das inscrições dentro do prazo, também divulgado no site do FIES e realizar o envio de todos os documentos obrigatórios dentro do período determinado.
Lista de Espera
Os candidatos que não foram pré-selecionados na Chamada Regular do FIES estão automaticamente inscritos na Lista de Espera. Dessa forma, a vaga não ocupada por um candidato já pré-selecionado retorna para o sistema e outro candidato que esteja em Lista de Espera é pré-selecionado.
Após a publicação do resultado da chamada única, os participantes da Lista de Espera, deverão, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção, na página do Fies, disponível no endereço eletrônico (http://fies.mec.gov.br).
Caso seja pré-selecionado, o candidato participante da Lista de Espera deverá seguir o mesmo procedimento dos candidatos à Chamada Regular: Complementação de inscrição e Comprovação de Informações por meio do envio de sua documentação para a faculdade pelo Portal de Envio de Documentos (prouniefies.kroton.com.br).
Faculdades que aceitam o FIES
A lista de faculdades privadas que aceitam o FIES é enorme, já que abrange instituições de todo o país. Todas as faculdades a seguir, são participantes do Vestibulares e aceitam o programa para ingresso:
- UNIAO DE ENSINO UNOPAR LTDA
- PITAGORAS - SISTEMA DE EDUCACAO SUPERIOR SOCIEDADE LTDA
- EDITORA E DISTRIBUIDORA EDUCACIONAL SA
- SEPA - SOCIEDADE EDUCACIONAL DA PARAIBA LTDA
- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PARAGOMINAS LTDA
- CEPAR - CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE PARAUAPEBAS LTDA
- UNIC EDUCACIONAL LTDA
- EDUFOR PRESTADORA DE SERVICOS LTDA - ME
- ANHANGUERA EDUCACIONAL PARTICIPACOES SA
- IUNI EDUCACIONAL - UNIME SALVADOR LTDA
- BACABAL MEARIM SISTEMAS DE ENSINO LTDA
- PSES SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA
- CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE MARABA LTDA
- ORME SERVICOS EDUCACIONAIS LTDA
- SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA
Se você já possui matrícula numa dessas instituições acima e se encaixa no perfil do FIES, pode solicitar o financiamento!
Caso você não seja aprovado no FIES ou não atenda aos requisitos para inscrição, há outras oportunidades de fazer a sua graduação com bolsas, descontos e créditos estudantis.
Nossa dica especial é que você realize o nosso quiz para descobrir qual opção de bolsa ou crédito estudantil pode te atender melhor!
Viu só como o FIES é uma ótima alternativa? Agora que você conheceu melhor o programa, esperamos que tudo tenha ficado mais claro. Inscreva-se no vestibular e concorra a vagas em faculdades de qualidade que aceitam o FIES!