Forma de Ingresso

Bolsas de Estudo, Benefícios e Premiações

Todas as instituições de ensino disponíveis no Vestibulares oferecem opções de bolsas, benefícios e premiações. São oportunidades de bolsas de estudos e convênios com órgãos públicos e privados, garantindo vantagens nas mensalidades para os estudantes, além de outras alternativas para quem está realizando sua primeira graduação.

Confira os principais programas disponíveis e informações sobre eles. 

Bolsas de Estudo

Bolsa Incentivo

É uma opção de bolsa destinada às pessoas que estão com dificuldades para iniciar um curso superior. 

Quem pode concorrer? 

Os calouros e novos ingressantes que optarem no ato da inscrição do vestibular pela opção de Bolsa Incentivo atendendo aos critérios estabelecidos, como, por exemplo, dificuldades financeiras. 

Para aderir à Bolsa Incentivo, o aluno deverá seguir o seguinte passo a passo:

Para mais informações, entre em contato com a unidade e/ou acesse ao regulamento na íntegra, na página de resultados e regulamentos.

Bolsa Primeiro Semestre

A Bolsa Primeiro Semestre oferece para candidatos e/ou alunos calouros, desconto de até 20% sobre os valores das mensalidades do 1º semestre do curso de graduação, seja no módulo presencial e/ou EAD. 

Para saber mais, entre em contato com a unidade de interesse.

Bolsa servidores públicos e militares

As instituições também oferecem desconto a servidores públicos federais, estaduais e municipais, assim como cônjuge e/ou filho até 24 anos de idade. O desconto da bolsa de servidores públicos e militares é de até 30%. 

O desconto é aplicável a cursos de graduação presenciais* e EAD.

Para que o candidato/aluno calouro ou veterano tenha acesso à bolsa, ele deverá entrar em contato com a unidade e/ou acessar a página de resultados e regulamentos disponível no menu inferior.

Bolsa Familiar

Família que estuda em uma das instituições disponível no Vestibulares ganha desconto. O desconto chega até 20% por pessoa do grupo familiar. Basta informar e entregar a documentação na unidade no momento da matrícula.

Bolsa Transferência

Todos os alunos que fizerem transferência externa para cursos presenciais recebem uma bolsa de 50% de desconto nas mensalidades até final do curso. Já para os cursos EAD, é oferecido um desconto de 20% do preço de incentivo.

Para aderir à bolsa, o aluno deverá realizar a matrícula, apresentando os documentos necessários para a transferência na unidade de interesse. A relação de documentos pode ser conferida no site da instituição.

Convênio Empresa

O Programa de Convênio Empresa oferece a possibilidade de convênios firmados com empresas matrizes e filiais. Sendo assim, funcionários de empresas conveniadas com as instituições disponíveis no Vestibulares, podem concorrer a descontos nas mensalidades dos cursos de graduação tecnológica, bacharelado e licenciatura. 

A bolsa de estudo também se estende para dependentes e cônjuges. Porém, serão considerados apenas dependentes com até 24 anos de idade. 

Para que o candidato/aluno calouro ou veterano tenha acesso a este convênio, ele deverá entrar em contato com a unidade de interesse.  

Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa federal do Ministério da Educação (MEC), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior. Seu maior foco é o auxílio justo à graduação para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior que têm baixa renda familiar mensal.  

Todas as instituições presentes no site fazem parte do Prouni e abrem bolsas que podem corresponder até 100% do valor da mensalidade. Para concorrer, basta que o candidato se inscreva através do site oficial do programa e obtenha uma pontuação acima da nota de corte no curso de interesse.

Benefícios

Matrícula Antecipada

Optando pela realização da matrícula antecipada já no momento de se inscrever para o vestibular, o aluno recebe a isenção da taxa de inscrição, além de já garantir a vaga na turma e curso escolhido.

Confira o passo a passo:

  1. realize a sua inscrição e escolha a opção de matrícula antecipada;
  2. deu tudo certo no vestibular? Sua vaga está garantida**, basta comparecer à unidade escolhida com os documentos necessários para finalizar a matrícula e começar o seu curso.

 

Desconto Pontualidade

Quem paga a mensalidade em dia tem desconto. O desconto pontualidade é dado a todos os alunos matriculados na modalidade EAD, nos cursos participantes da oferta que pagam suas mensalidades até o 5º (quinto) dia útil do mês de vencimento do boleto ou pelo cartão de crédito.

Premiações

Amigo Vale-Prêmio

O Amigo Vale-Prêmio é um programa de indicação em que o aluno pode escolher pessoas para estudar na mesma instituição de ensino que a dele e, se atendidas as condições do regulamento para cada indicação, ele pode ganhar descontos em sua mensalidade. 

Todas as instituições presentes no site Vestibulares estão credenciadas pelo programa, portanto, para participar, basta ser aluno e fazer a sua inscrição pelo site: amigovalepremio.com.br

FIES

Com o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), o aluno pode conseguir financiar suas mensalidades integralmente ou em 50%. Desde 2018, a porcentagem mínima de financiamento do Fies é 50%. 

Dessa forma, para se candidatar, é necessário atender a alguns requisitos:

  1. ter participado do Enem a partir de 2010;
  2. conseguir média superior a 450;
  3. nota superior a 0 na redação;
  4. renda familiar mensal bruta, por pessoa, até 3 (três) salários mínimos***.

Para concorrer, basta se inscrever no site oficial do FIES e acompanhar os prazos e indicações.

PEP

O Parcelamento Estudantil Privado (PEP), é uma forma de parcelamento pré-aprovado. Porém, diferentemente do FIES e do Prouni, não há obrigação de o estudante ter prestado Enem e nem sequer há juros a serem pagos depois.

Nesse parcelamento das mensalidades da faculdade, o aluno tem direito a financiar até 70% do curso, que será quitado após sua formação. Para saber mais, acesse: parceleafaculdade.com.br.

 

* exceto para os cursos de Medicina

**A garantia da vaga está condicionada a formação de turma. A matrícula só será efetivada caso o candidato seja aprovado no vestibular, efetive sua matrícula com a entrega da documentação obrigatória e o pagamento do boleto de matrícula.

*** Para o P-FIES, exclusivamente, renda familiar mensal bruta familiar, por pessoa, de 3 (três) salários mínimos até cinco (5) salários mínimos.